Boas Práticas - Interações - Múltiplos Saberes

quinta-feira, agosto 14, 2014

Facebook para Educadores




Redes Colaborativas
E-Proinfo
Ativ. 3.1

Os softwares de redes sociais possuem elevada audiência no Brasil, em
especial, o Facebook.
Os jovens utilizam a internet em todas as áreas de sua vida, e costumam utilizar a rede inclusive para buscar conteúdos educacionais e ferramentas de aprendizado. Com o tempo, o Facebook tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam usá-lo para melhorar suas aulas e em geral a educação, principalmente, a comunicação com seus alunos.
Como em uma classe, você pode participar de desafios, competições e gincanas feitas por instituições educacionais e outras companhias através de grupos no Facebook. Ainda há uma certa resistência de alguns professores, mas está mais do que na hora de pedir aos alunos que compartilhem no Facebook suas opiniões e análises sobre os livros que você pediu para lerem, sobre os cálculos de revisão para a prova.
Uso das redes sociais possibilita a criação de grupos para defender causas. Estimule seus alunos para que se reúnam e façam um movimento, projeto, etc. Eles podem procurar por problemas nas áreas em que vivem ou ao redor da escola.
Quem de nós não acessa as redes sociais? Quantos de nós não fazemos buscas por grupos de interesse? Então por que não permitir ao aluno atividades lúdicas, dinâmicas e atrativas nessas redes?
Segue abaixo alguns sites com sugestões de leitura sobre o uso do Facebook na educação para que possamos juntos aceitar este desafio e incluí-lo em nosso fazer pedagógico:



Dicas de como usar o facebook na educação